1ª- A música nas palestras
Com um violão nas mãos, sua motivação é reflexiva e cheia de entusiasmo, estimula o desenvolvimento humano e o comprometimento profissional.
Como músico amador e compositor criativo, Ainor Lotério adapta e inclui músicas atuais e faz canções inéditas, focadas no tema da palestra. 
As músicas viram dinâmicas especiais que ajudam a promover a participação e envolvimento da plateia, conscientizando as pessoas sobre o tema desenvolvido. O instrumento musical básico é o violão, o qual é utilizado com grande desenvoltura de palco, agregado a outros instrumentos e também playback (som mecânico). 

Nas dinâmicas musicais inseridas na palestra, a pedido do cliente, pode-se ver que a plateia participa sem dispersão. Com o violão, a letra da música, a harmonia e a associação da mesma como tema da palestra, o público vem facilmente participar. Isso pode ser visto nos seguintes vídeos:


» Ergue a cabeça, mete o pé e vai na fé;
» Eu quero ter um milhão de amigos;
» Foi por causa de ti que a canoa virou;
» Motivação musicada para terceira idade;
» Porque não tenho você perto de mim;
» Isto é a felicidade ; Cantando a mulher brasileira;
» A força da mulher brasileira (bilu tetéia);
» É devagar devagarinho (levantando o astral) Ainor Lotério (palestrante);
» Várias cenas de dinâmicas musicais;
» Música, fé e motivação;
» Motivação e cooperativismo-Saudação musicada e bem humorada ;
e muito  mais.
 
2ª- Ciclomotivação ou bikemotivação
É a utilização de bicicletas de diversos tamanhos para pedalar e refletir sobre diversos temas e situações, interagindo com o público
Com ela se demonstra que toda habilidade para ser aprimorada requer habilidade e esforço, além do que o que há de melhor na vida e nas profissões não se pode apenas pagar por elas, mas é preciso conquistar, como é o caso do equilíbrio para andar de bicicleta. 

3ª- A agrosofia em dinâmicas
Utilização de vegetais (plantas inteiras ou parte) ou outros recursos naturais (água, terra, etc) na elaboração de dinâmicas e reflexões. É a motivação sustentável.(Ver mais) 

O objetivo é facilitar o desenvolvimento e a fixação do tema especialmente perante um público de perfil diversificado. Outro fator importante é que a utilização de plantas em parábolas, especialmente as feitas por Jesus Cristo, sempre facilitavam a compreensão do povo, ficando até hoje marcadas na mente do povo. A aplicação dessa técnica se dá pela experiência como agricultor familiar e habilidades técnicas desenvolvidas no serviço de assistência técnica e pesquisa agropecuária em SC, um dos mais eficazes do país.