Quem é AINOR LOTÉRIO (Atuação, origens, formação e experiências)

Palestrante Especialista em Motivação Humana Reflexiva, Cooperativismo, Gestão e Políticas Pública. Formado em Engenharia Agronômica, Mestre  (M.Sc) em Gestão de Políticas Públicas (Instituições, cultura e sustentabilidade), Psicopedagogo, Pós-graduado em Gerenciamento de Marketing e Metodologia do Ensino Superior. Professor e extensionista, destacado e experiente palestrante de Santa Catarina, cuja aspiração é fazer palestras pelo Brasil afora, construindo sempre temas novos e instigantes, atuando desde os ambientes públicos, cooperativos e corporativos ao nível comunitário.

Sua metodologia é diferenciada e encantadora: criador da agrosofia (filosofia de vida com base nas força do agro – desenvolve dinâmicas especiais com o “uso de plantas para melhor fixar o tema desenvolvido); com muita descontração, interação e bom humor, música (violão), uma série de apetrechos adaptados a cada palestra/público e capacidade reflexiva abrange um público diversificado. Tem com características pessoais ser caloroso, amigo, otimista e vibrante, fazendo com que a plateia entre em sintonia com o tema desenvolvido. É um dos melhores comunicadores que já se viu e ouviu e um dos melhores currículos do mercado (não apenas pela formação eclética, mas por suas experiências público/privadas). Possui (desde 2007) o Selo de Qualidade Profissional WEC (www.wec.com.br) - DIFERENCIAL para quem fornece o serviço e uma SEGURANÇA para quem contrata. Veja informações completas em seu Currículo do Palestrante e Currículo em Fotos.
“Este é diferente, de espírito prático e missionário”

Sua temática, públicos e áreas de atuação:

- motivação e comportamento humano;
- cooperativismo (inteligência coletiva e trabalho em equipe);
- educação e meio ambiente (educação ambiental);
- gestão, serviço e políticas públicas (virtude do bem comum);
- família (casais), mulher, juventude (sucessão);
-terceira idade (longevidade humana);
- saúde e segurança (Sipat), vida de qualidade;
- agricultura familiar, agronegócio e sustentabilidade;
- qualidade no atendimento e sucesso em vendas;
- veja mais em "Palestras (Temas e Públicos)".

Nasceu numa família de agricultores e sempre atuou na agricultura familiar e em empreendimentos do agronegócio, conforme pode ser visto em seu singelo "Currículo em Fotos".
Porém, sua atuação profissional (meios de comunicação, atividades socioambientais) e sua constante busca por formação (ver Download do Currículo Completo ) o levou para a área da motivação, comportamento e desenvolvimento humano.Inúmeras organizações e empreendimentos pelo Brasil afora já receberam o palestrante Ainor Lotério em seus eventos. 
Começou a atuar como palestrante em 2003 e  dedica sua vida a este trabalho, conforme pode ser visto especialmente em seu currículo (vida em fotos, depoimentos, etc).  Tê-lo em um evento é certeza de sucesso!

ORIGENS E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS (cases):

  1. Ligações de Ainor Lotério com o meio rural (agricultura familiar, agronegócio e desenvolvimento sustentável).
    Filho de agricultores familiares e cooperativistas de Vidal Ramos-SC. Formou-se Técnico Agrícola e Engenheiro Agrônomo e fez Mestrado em Gestão de Políticas Públicas/Instituições, cultura e sustentabilidade. Atua há 33 anos no serviço de assistência técnica e extensão rural, trabalhando nas áreas de olericultura, fruticultura, arroz irrigado, pastagens e criações - bovinocultura, suinocultura e pequenos animais -, meio ambiente (microbacias 1 e 2), juventude rural - Clubes 4-S, etc. Atuou como comunicador e radialista responsável pela Central de Rádio da ex-ACARESC, EMATER/SC e EPAGRI, desenvolvendo trabalhos na área de comunicação rural - rede de rádios do “Panorama Agrícola” e rádios independentes, com os programas “Alegria de Viver e “Repórter Agropecuário”.
    Elegeu-se Prefeito Municipal de Camboriú e desenvolveu o Projeto de Controle de Simulídeos (borrachudos) e Turismo Ecológico-Rural. Foi por quatro anos Diretor Estadual de Marketing, Comunicação e RH da Epagri e Gestor Estadual do Pró-Jovem/Secretaria de Estado da Agricultura, onde desenvolveu o Pró-Jovem: Programa de Motivação da Juventude para a Qualidade Essencial na Agricultura e na Pesca). Criador da agrosofia (mística da vida com base no agro), há sete anos é palestrante/instrutor na área de motivação e desenvolvimento humano.

    Abaixo, várias fotos de cenas em que ele aparece no campo e diversos outros ambientes de atuação profissional:


- Experiências - Associativismo/Cooperativismo

Download do Currículo Completo